Onde encontrar livro de cordel?
Quanto custa um cordel?
Opções de Parcelamento: 1x de R$ 46,00.
Quais os melhores livros de cordel?
Selecionamos as 10 melhores obras de literatura de cordel que irão encantar você!
- A chegada de Lampião no céu, de Rodolfo Coelho Cavalcante.
- Cordel, de Patativa do Assaré
- Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna.
- Histórias e lendas do Brasil – contos nordestinos, de Tia Regina.
Qual é o cordel mais famoso?
7 cordéis famosos que você precisa conhecer
- #1. A Discussão do Carioca com o Pau-de-Arara, Apolônio Alves dos Santos. …
- #2. Cordel, de Patativa do Assaré …
- #3. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Firmino Teixeira do Amaral. …
- #4. Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna. …
- #7.
Onde a literatura de cordel é mais popular?
A literatura de cordel é uma das expressões da cultura popular do Nordeste. Literatura de cordel é uma manifestação cultural bastante popular na região Nordeste do Brasil. Os textos que compõem esse tipo de literatura apresentam caráter narrativo. Porém, são escritos em versos regulares.
Quantas páginas Deve Ter um cordel?
A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.
Quantas páginas tem que ter um cordel?
A denominada Literatura de Cordel ou Folheto de Cordel é um tipo de poesia narrativa e popular, escrita em versos rimados e metrificados, geralmente impressos em papel jornal, no tamanho usual de 11cmX16cm. Possui número variado de páginas, sempre múltiplas de 4, com 8, 16, 32, 48 ou 64 páginas.
Como fazer a leitura de um cordel?
O ideal é que você prepare a leitura com antecedência para dar o devido destaque ao ritmo e à musicalidade proporcionados pelas rimas. Treine a entonação, lembrando-se sempre de que é recitando de modo expressivo que os cordelistas atraem compradores para os seus folhetos.
Quantas páginas tem um cordel?
A denominada Literatura de Cordel ou Folheto de Cordel é um tipo de poesia narrativa e popular, escrita em versos rimados e metrificados, geralmente impressos em papel jornal, no tamanho usual de 11cmX16cm. Possui número variado de páginas, sempre múltiplas de 4, com 8, 16, 32, 48 ou 64 páginas.
Quantas linhas tem que ter o cordel?
Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.
Quais os 5 principais cordelistas do Brasil?
Cordelistas brasileiros
- Apolônio Alves dos Santos.
- Cego Aderaldo.
- Cuica de Santo Amaro.
- Guaipuan Vieira.
- Firmino Teixeira do Amaral.
- João Ferreira de Lima.
- João Martins de Athayde.
- Manoel Monteiro.
O que é cordel é um exemplo?
Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras.
Como se faz o cordel?
Para que possamos produzir um folheto de cordel corretamente temos que aprender sobre:
- rima: pobre, rica, rara e, especialmente, sobre rima consoante ou soante;
- as estrofes mais usadas (quadra, sextilha, septilha ou setilha, décima);
- oração (a história com início, meio e fim);
Como fazer uma boa rima?
O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.
Como são as rimas do cordel?
Dicas de Cordel
Embora existam três tipos de RIMAS para a composição de poesias rimadas, utilizamos no cordel apenas uma, a CONSOANTE. As outras duas formas de RIMAS são a TOANTE e a ALIRANTE. A TOANTE se dá quando duas ou mais palavras têm na sílaba tônica a mesma vogal: Cand(u)ra = d(u)pla; Av(i)sa = bon(i)ta.
Qual é o objetivo do cordel?
Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.
Quem foi o maior escritor de cordel?
Cordel. Leandro Gomes de Barros, paraibano nascido em 19/11/1865, na Fazenda da Melancia, no Município de Pombal, é considerado o rei dos poetas populares do seu tempo.
Quem é o maior escritor de cordel?
O músico e escritor Edilberto Cipriano de Brito, conhecido por Beto Brito, da cidade de João Pessoa – PB, demorou 900 dias para escrever o maior cordel do Brasil, intitulado ´Bazófias de um cantador pai dégua”. São aproximadamente 271.620 caracteres, 1.400 estrofes sem septilha, 384 páginas e 8.400 rimas.
O que é cordel na escola?
Memória — Segundo Francisco, o cordel é uma manifestação cultural que aborda a leitura, o canto, o aspecto rítmico compassado das declamações e a ilustração das capas, por meio de xilogravura, desenho, foto ou pintura.