Onde está localizada a Zona Franca de Manaus?
Quais as cidades que fazem parte da Zona Franca de Manaus?
Suframa significa Superintendência da Zona Franca de Manaus e foi criada para ajudar o desenvolvimento das regiões dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. É uma entidade autônoma. Porém fiscalizada e tutelada pelo governo e seus serviços são de natureza estatal que visam a coletividade.
Como funciona a Zona Franca de Manaus?
A Zona Franca de Manaus é uma área empresarial e industrial criada na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, cujo objetivo principal é atrair empresas e promover uma maior ocupação e integração territorial com a região Norte do país. Atualmente, existem mais de 500 empresas instaladas em seus domínios.
Em cache
Quais são os produtos produzidos na Zona Franca de Manaus?
Também chamada de Pólo Industrial de Manaus, a ZFM foca na produção de eletrodomésticos, veículos, produtos de informática e outros, com destaque na fabricação de televisores, celulares, motocicletas, aparelhos de som e de vídeo, bicicletas, entre outros.
Em cache
Quais são as principais empresas da Zona Franca de Manaus?
Os maiores fabricantes de eletrônicos da Zona Franca de Manaus incluem algumas das empresas nacionais e internacionais mais conhecidas do mercado.
- Cal-Comp. …
- CCE. …
- Digitron. …
- Flex Industries. …
- GBR Componentes. …
- Terra Amazônia. …
- LG. …
- Microsoft.
Qual o significado de uma Zona Franca?
Área delimitada no interior de um país e beneficiada com incentivos fiscais e tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes. Seu objetivo é estimular o comércio e, às vezes, acelerar o desenvolvimento industrial de uma região.
Qual a importância da Zona Franca de Manaus para o Brasil?
O Polo industrial da Zona Franca de Manaus é voltado para a atração de fábricas, com o intuito de promover maior integração territorial e gerar empregos. A região era pouco povoada e por isso necessitava dessa maior integração territorial.
Por que se chama Zona Franca de Manaus?
A Zona Franca de Manaus é um modelo econômico de desenvolvimento que foi estabelecido na cidade de Manaus em 1967 pelo Decreto-Lei 288. No Brasil, esse período esteve impulsionado pela forte industrialização pelo qual o país estava passando depois do governo de Juscelino Kubitschek.
Qual o principal objetivo da Zona Franca?
A Zona Franca é uma área do país que se caracteriza por oferecer benefícios fiscais para as empresas ali instaladas. Seu principal objetivo é incentivar o desenvolvimento econômico de uma determinada região.
Quem criou a Zona Franca de Manaus?
Juscelino Kubitschek
Em 6 de junho de 1957 a lei nº 3.173, foi sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek, criando uma Zona Franca na cidade de Manaus.
Quando acabou a Zona Franca de Manaus?
28 de fevereiro de 1967
Após dez anos, foi revogado pelo decreto-lei 288 de 28 de fevereiro de 1967, substituindo a lei anterior.
Quem foi o criador da Zona Franca de Manaus?
Ainda no governo de Juscelino Kubistchek a Lei nº 3.173, de 6 de junho de 1957, criou uma Zona Franca na cidade de Manaus, que na verdade, somente foi efetivada 10 anos depois com o Decreto-Lei 288. Esse decreto alterou e regulamentou a Lei anterior e ainda, aumentou os limites para além da cidade de Manaus.
Por que se chama Zona Franca?
Sob o ponto de vista econômico, Zona Franca é um termo usado para designar uma área onde, para motivar a instalação de companhias e incentivar o desenvolvimento econômico e comercial, um governo oferece regimes fiscais diferenciados. Para tanto, as zonas francas se localizam fora de grandes metrópoles.